Rolfing® – O corpo em equilíbrio

Ninguém pode negar que a vida moderna e a tecnologia trouxeram benefícios para nosso cotidiano. Mas também passaram a demandar mais agilidade e correria para gerenciar o tempo e a quantidade enorme de informação gerada em segundos. Com tudo isso, acabamos exigindo cada vez mais do nosso corpo, que nem sempre está preparado.

Quem em algum momento não teve uma má postura no escritório? Não passou muito tempo trocando mensagens nas redes sociais com pescoço inclinado para frente? Resolveu dar uma de atleta e arriscar uma corrida no parque? Tudo aparentemente simples e inofensivo na rotina diária. Porém, se o corpo não está apto para tudo isso a resposta é rápida: dores e desconforto causados por movimentos errados.

Proporcionar coordenação, mobilidade e controle dos movimentos são as propostas do Rolfing®. A técnica induz o uso da energia do próprio corpo para melhorar nosso desempenho. Numa integração postura e movimento se amplia a capacidade do nosso sistema motor e se ganha flexibilidade, permitindo a cada pessoa – individualmente – melhorar a consciência de seu alinhamento corporal, induzindo um novo olhar sobre seus padrões posturais.

O tratamento se baseia em toques de massagem, liberando a rigidez existente entre os segmentos corporais numa busca de realinhar e estruturar o corpo em função da força gravitacional da Terra.  Assim passamos a reaprender a realizar os movimentos com o menor desgaste possível.

A manipulação se inicia nos tecidos mais moles, com movimentos precisos do terapeuta, até chegar às fáscias, camadas que protegem o músculo e se adaptam aos nossos movimentos e hábitos posturais. Através dos toques profundos e precisos, o fisioterapeuta elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores.

O rolfista também orienta o paciente como usar melhor seu corpo para não sobrecarregá-lo durante as diferentes atividades físicas cotidianas. Assim, com o Rolfing® se busca “reeducar” as fáscias para que elas se recuperem de posturas inadequadas e passem a cumprir sua função natural, nos movimentos corretos no dia a dia, com maior equilíbrio postural, flexibilidade e bem-estar.

Sessão após sessão de Rolfing®, o cliente sente o corpo se alongar de maneira equilibrada, saudável e integrada; as dores crônicas diminuem e os movimentos ficam mais livres e fáceis. Importante ressaltar que, para cada lesão, há um tipo de movimento específico que, juntamente com a correção da postura, permite a cicatrização da lesão e, consequentemente, sua cura. Para tanto, o fisioterapeuta trabalha estrategicamente para descobrir quais direções de movimento provocam a diminuição e eliminação da dor.

Após o Rolfing®, manter o equilíbrio corporal torna-se mais fácil, natural e confortável, e uma sensível melhora no nível da qualidade de vida é vivenciada.

Indicações

Diferente de outras terapias corporais, o Rolfing® é um processo com um número determinado de sessões – entre 10 e 15 – para se alcançar bons resultados e transformações que trazem benefícios em longo prazo.
Pessoas de qualquer ramo de atividade ou idade procuram o tratamento, não somente para aliviar algum tipo de dor muscular ou articular, mas para reduzir o estresse e, ainda, melhorar seu desempenho em suas profissões e demais atividades regulares.

O Rolfing® é aconselhável para:

  • Redução da dor
  • Má postura
  • Recuperação de lesões
  • Traumas físicos ou emocionais
  • Baixo potencial energético para as atividades normais
  • Bem-estar emocional
  • Alívio de estresse e dores de cabeça
  • Melhorar o equilíbrio
  • Auxílio na restrição de movimentos ou auxiliar
  • Reduzir desconfortos causados pela má postura
  • Induzir a maior consciência corporal

Breve história

Criado na década de 40, pela Dra. Ida Pauline Rolf, a técnica é o resultado de anos de estudo e prática da profissional e de diversas pessoas treinadas por ela para continuar seu trabalho através do “Rolf Institute os Structural Integration”, localizado no Colorado, EUA.

A descoberta da Dra. Rolf sobre a importância da fáscia provocou uma revolução no pensamento sobre o corpo. Ph.D. em Bioquímica pela Universidade de Columbia, ao longo das suas pesquisas científicas, ela mostrou que a rede de tecido conjuntivo, que envolve e conecta o tecido muscular, tem propriedades plásticas e elásticas que fazem com que seja possível alterar a forma e a relação desse sistema (músculo/tecido conjuntivo) nos diversos segmentos corporais, em qualquer época da vida.

Ida P. Rolf nasceu em 1896, em Nova Iorque. Formou-se em 1916 e trabalhou no Rockfeller Institute como uma das principais pesquisadoras em Quimioterapia e Química Orgânica, chegando à categoria de Associada, um grande feito para uma mulher naquela época.

Recebeu o título de Ph.D em Química Biológica em 1920 e, em 1927, estudou Matemática e Física Atômica na Universidade Técnica Suíça, em Zurique, Medicina Homeopática em Genebra, além de se aprofundar em medicina quiroprática, osteopatia, ioga e outras técnicas durante a década de 40.

Através do imenso trabalho científico e das descobertas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, a Dra. Rolf começou a desenvolver a técnica que viria a ser conhecida como Integração Estrutural. Dedicou-se, nas três décadas seguintes, ao desenvolvimento do Rolfing® e seu programa de treinamento. Nos anos 50, seu reconhecimento espalhou-se pelos Estados Unidos e as aulas de Rolfing® passaram a atrair cada vez mais alunos e publicações especializadas.

Em 1967, foi fundada a primeira sede do Rolf Institute, em Boulder, no Colorado. Até sua morte, em 1979, Ida Rolf dedicou-se integralmente ao tratamento formando profissionais, publicando estudos e proferindo palestras.

‘O corpo precisa alongar-se, equilibrar-se: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor’
(Ida Rolf).

2017-05-15T08:38:17+00:00 21/04/2017|Bem Estar, Rolfing, Sem categoria|